domingo, 30 de agosto de 2009

I-cord (cordão de tricô)

Olá, amigas! Aqui está um I-Cord muito peculiar: foi feito com "agulhas de churrasco"! Isto mesmo! Para fazê-lo é necessário que a agulha de tricô tenha 2 pontas e como eu não as possuo no momento, improvisei com palitos de churrasco! Aliás, a ideia do improviso foi da minha amiga Flor. Pra fazer o seu, vá no link: http://www.youtube.com/watch?v=iJ0s_2TBwCQ&feature=related E divirta-se!

Sapatinho bebê em Crochê Tunisiano - PAP Final


Agora, pegue a ponta e prenda em cima, na abertura por onde entrará o pé. Se desejar, coloque um botãozinho de enfeite. Faça um cordãozinho com 75 correntinhas e agulha de crochê 2mm e passe por toda a volta da abertura, pois este servirá para ajustar no pé do bebê.









Veja como fica fofo e cuti-cuti!














Sapatinho finalizado! A menina Júlia vai ficar ainda mais lindinha, não acham?

Sapatinho bebê em Crochê Tunisiano - PAP parte 2

Olá, pessoal! Aqui está a segunda parte do PAP do sapatinho! Mas o PAP ficou de trás pra frente, portanto, ele começa lá embaixo, tá? Hihihihihi!
Aqui o sapatinho já foi desvirado, falta apenas fazer a parte da frente. Veja no sapatinho da esquerda como ele vai ficar.










Desvire, ele vai ficar parecendo um sapatinho de Gnomo, hihihihi! Você está no caminho certo!













Depois de costurados, dobre de modo a formar um triângulo. Ainda no avesso, costure um dos lados do triângulo, como mostra a foto ao lado.













Antes de costurar, alinhe os quadrados de modo que os pontos fiquem na vertical.






Sobreponha dois quadrados e costure apenas dois dos seu lados.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gravata, gola, cachecol... Pode escolher!



Esta gravata é muito fácil de fazer: são apenas pontos altos (eu fiz com 15), com uma lã fofinha, que dá relevo e beleza ao trabalho. A flor é de fuxico e no centro, coloquei um botão que imita uma pedra de bijuteria. Pra prender a flor, usei elástico, pra poder ser ajustada com facilidade. E, durante o verão, a mesma flor pode servir para prender os cabelos...

Versátil, não?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sapatinho bebê em Crochê Tunisiano - PAP

Vou aproveitar que estou fazendo estes sapatinhos para presentear a menina Júlia e fazer um PAP. Estou usando lã bebê, lilás e agulha tunisiano número 4,5. Descobri que para os trabalhos para bebês ficarem fofinhos, devemos aumentar a espessura da agulha! Aqui, são 20 pontos tunisianos simples, durante 16 carreiras, até formar um quadrado "quase perfeito"! Faça 4 quadradinhos. Perceba a textura e o volume que a agulha causou: um belo efeito, não?
Depois, volto com a continuação. Se tiver dúvidas, pergunte que terei imenso prazer em esclarecê-la!

Pantufas em Crochê Tunisiano

Estas são minhas primeiras pantufas em crochê tunisiano. Usei lã família em dois tons de lilás e agulha 5. Pra fazer as suas, é muito fácil: Coloque 34 pontos na agulha e após a primeira carreira de volta, faça 10 pontos tunisianos simples, 2 pontos meia, 10 tunisianos simples, 2 meia e 10 simples. Volta normal. Continue assim até completar 21cm. Retire da agulha, mas não arremate. Passe o fio por dentro dos pontos retirados da agulha e faça um franzido apertado. Costure por 10cm (peito do pé). Feche a parte de trás. Dobre a parte superior fazendo uma pequena aba (opicional) e passe um cordão de correntinhas por dentro, para depois fazer ajustes no pé. Finalize com uma flor. Esta receita calça pés 35 à 37. Bons trabalhos!

Mandalas e seus significados

Mandala é uma palavra sânscrita,
quer dizer círculo de cura ou mundo interno.
É uma representação do universo
e de tudo que há nele.





Khyil-Khor, é a palavra tibetana para mandala e significa “centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita”.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As Mandalas

Há dois anos eu faço um trabalho voluntário com crianças entre 5 e 10 anos. E sempre faço junto com eles uma dobradura, uma pintura ou simplesmente um desenho livre. Desta vez, trabalhei a mandala, sua história e seus significados. O resultado foi interessante, todos ficaram surpresos com os efeitos terapeuticos que a pintura da mesma pode causar e eu, muito satisfeita ao atingir meu objetivo, pois mesmo com um espaço de tempo relativamente pequeno, as crianças concentraram-se e refletiram em suas pinturas individuais o seu exato estado de espírito daquele momento.
Se quiser experimentar, dar uma pausa na correria do dia-dia, eu indico com prazer: www.morningkids.net

Meu modo de fazer Slow Food!!

Cozinhar com panelas de barro no fogão à lenha já é normal aqui em casa nos fins de semana! Mas, o inusitado, mesmo, é trazer as panelas de barro e ferro para dentro de minha cozinha!
A idéia partiu do meu marido, pensando em trazer de volta os sabores e aromas de sua infãncia e... Deu certo!
Agora, meu fogão vive assim, lotado de panelas de barro e ferro e eu não sei se ele vai aquentar o tranco por tanto tempo! Hihihihihi!
A experiência está dando certo, com um porém: preciso começar a preparar o almoço às 09:30hs da manhã, do contrário, não haverá comida pronta ao meio dia!
Isso mesmo: as papelas de barro demoram (e muito) para se aquecerem e, consequentemente, demora pra ferver e cozinhar! Mas o sabor é mesmo inconfundível e já aprendí a levar a vida num ritmo mais tranquilo, afinal, precisei a aprender todo um novo ritual para preparar meu almoço! Chega de correria e panela de pressão! O feijão agora fica de molho na noite anterior e vai direto para a panela de barro. O arroz, que já era integral, agora ganhou um sabor todo especial e, pasme, seu tempo de cozimento não aumentou significativamente. E quiabos, com azeite extra virgem, numa panela de ferro se transformaram numa delícia dos deuses!
E então, vai experimentar? Ou, se preferir, apareça para um almoço conosco! Será sempre bem-vinda!



Hummmmmm! Dá até pra sentir o cheirinho do arroz...













O visual parece da roça e ficou bem sugestivo num fogão convencional...

sábado, 8 de agosto de 2009

Feliz dia dos pais

Aqui está nossa homenagem aos nossos pais: duas camisas "dobradas" e pintadas com giz de cera, que eu e minha filha fizemos hoje. Meu pai mora longe, então a dele vai chegar depois, junto com o presente de aniversário, pois ele vai completar 77 primaveras dia 26! Amo você papai, meu exemplo de um guerreiro que mesmo vencido pelas batalhas da vida, sempre nos deu exemplos de coragem e bravura. Muito obrigada por você ser meu querido pai... Meu herói! Eu sempre amarei você, por toda a eternidade! Parabéns à você e a todos os pais do mundo!

sábado, 1 de agosto de 2009

Square diagonal

Há tempos estava à procura de imagens que mostrassem como é executado este square, pois acho-o lindo e, apesar de fácil, minhas tentativas foram frustradas...
Agora, de posse da receita, vou executar um projeto bem antigo e espero postá-lo em breve aqui. Por enquanto, é segredo: vocês terão de conter a curiosidade, hihihihihi!

Cachecol em tricô

Esse cachecol foi mesmo "brincadeira de criança!" O fio sozinho já faz tudo: é peludinho e com mesclas, dando um visual perfeito a qualquer produção! Fiz com agulhas de madeira, número 16 e foram 12 pontos por 1,50Cm. E aí está, lindo e perfeito para destacar qualquer produção! Então, vai fazer um pra você também?

Conjunto cachecol e touca em crochê

Aqui está uma dupla mais que perfeita! Eu fiz a touca e a Vitória fez o cachecol, sozinha! Parabéns pra essa menina maravilhosa que escolheu-me como mãe e que alegra-me todos os dias de minha vida! Muito obrigada, filha querida!

Touca de crochê

Esta touquinha eu fiz para fazer uma combinação perfeita com o cachecol que a Vitória fez, sozinha, nestas férias de julho! É, com muito frio e chuva, fizemos poucos passeios e isso foi muito bom para nossos trabalhos manuais! Foram tardes regadas a DVD's, muitas guloseimas (ninguém resiste, né?) e muitos crochês, inclusive o tunisiano! E suas férias de julho, o que renderam?