terça-feira, 24 de novembro de 2009

Papai Noel de crochê - PAP

Olá, meninas! Hoje eu trouxe um PAP do papai que costumo fazer. è bem simples e rápido. Com linha cléa num tom rosado e agulha 1,25mm, faça 7 correntinhas e feche em anel. Faça dentro deste anel, 14 pontos baixos. Depois, faça 3 ou quatro carreiras em meio ponto alto, efetuando aumentos para que o círculo não fique fechando. Quando o diâmetro atingir 3cm, coloque a linha branca e faça uma carreira de ponto alto, também efetuando aumentos. A próxima carreira será a base da barba, que deve ser feita assim: 04 correntinhas, pula 03 pontos de base, 0l ponto baixo. Faça isto por 6 vezes ou até atingir a metade do diâmetro total. Preencha estes elos assim: *01 ponto baixo, 0l meio ponto alto, 5 pontos altos, 1 meio ponto alto, o1 ponto baixo*. Veja os detalhes na foto.

Para fazer a segunda carreira da barba, vire o trabalho e faça *5 corr e prenda no ponto de base da carreira anterior*. Repita por 6 vezes. Preencha estes elos assim: *1 ponto baixo, 01 meio ponto alto, 07 pontos altos duplos, 01 meio ponto alto e 01 ponto baixo* A foto ao lado detalha bem esta etapa.
Para fazer o gorro, com a linha branca, faça o número de correntinhas suficiente para cobrir a parte superior da cabeça. Neste caso, fiz 17 correntinhas. Depois, faça 02 carreiras de ponto alto. Coloque a linha vermelha e faça mais 01 carr de ponto alto. Na próxima carreira, efetue diminuições até ficar com um ponto alto na agulha. Arremate.
Com o gorro pronto, faça todos os arremates para o avesso e cole as pontas dos fios com cola branca. Dobre a ponta do gorro para baixo e cole. Fixe uma conta dourada na ponta, também com cola.


Ei-lo! Para os detalhes finais, cole olhos móveis, faça um bigode e cole uma conta para o nariz. Agora é com você: faça muitos e presenteie suas amigas e parentes. Tenho certeza de que você vai receber muitos elogios!
Até o próximo e Feliz Natal, ho, ho,ho!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ponto meia em Tunisiano

Olá, meninas! Hoje eu trouxe uma amostra do ponto tunisiano meia. Clique aqui e veja o PAP que fiz!
Espero que vocês gostem.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bilros da Ilha da Magia



Olá, pessoal!
De 11 a 14/11/2009, houve aqui em Floripa, o "Encontro dos bois de Norte a Sul do Brasil" e nos pavilhões haviam muito artesanato Brasileiríssimo! Não eram bois de verdade; eram os bois bumbá, de mamão, bumba-meu-boi, etc, cada região recebe um nome! Numa das barracas, haviam rendeiras de Florianópolis. Eu conheço poucas senhoras que ainda fazem este tipo de trabalho, cheios de "teco-teco" (é o barulho que os bilros fazem ao se chocarem uns aos outros) e um emaranhado de fios que parecem que não tem fim! Mas o resultado é primoroso e digo com orgulho: Ainda vou aprender!

sábado, 14 de novembro de 2009

Aniversário do blog!

Olá, pessoal! Meu blog vai fazer seu primeiro aniversário e vou comemorar em eco-estilo!
Vou sortear uma Eco-bag, feita por mim, em tecido 100% algodão e com design exclusivo!
Para participar é muito fácil! Envie um e-mail para MIM com o título SORTEIO e pronto! Dia 08 de Dezembro, dia do níver do meu blog, farei o sorteio e postarei aqui o nome da sortuda! Esta promoção é válida de 14/11 até a meia-noite do dia 06/12/2009 e está aberta apenas para o Brasil, Portugal e Países da América do Sul.
Participe!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ponto básico em Tunisiano (ou ponto simples)

Olá, pessoal!
Este é o ponto tunisiano básico ou simples no Crochê Tunisiano. Para fazê-lo, clique AQUI  e acompanhe um PAP muito simples.
Espero que gostem e qualquer dúvida, é só perguntar e deixar o e-mail para resposta, ok?
Bons crochês!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vivendo e (re) aprendendo!


Não, esta idéia não é nova não...
Minha mãe fazia muito crochê com linha esterlina e agulha 0,75 e 0,60! Eu ficava imaginando onde ela ia buscar paciência para trabalhos tão delicados e demorados! Eram golas nos nossos vestidos de linho e organza, que ficavam lindos, mas vesti-los era uma tortura: "pinicavam" a gente o tempo todo. Ainda bem que não sei fazer vestidos de organza pra minha filha, hihihihi!
Um dia, minha mãe fez assim: pegou uma caneta bic, tirou a carga, esquentou a ponta no fogão e colocou a agulha dentro e amassou a ponta com uma faca.

O resultado foi bom, pois a agulha "engrossou" e tornou-se mais ergonômica, principalmente para ela, que crochetava a noite, depois que as filhas dormiam!
Lembrei-me desse fato quando vi esta mesma idéia no blog Krio-linha, comprovando que as idéias estão no espaço, ávidas por uma mente criativa!
Agora eu tenho minha agulha "Cover"! Eu disse cover... O que acham?

Muqueca de peixe na panela de barro


Tempere 1 quilo de garopa com sal, alho e limão e reserve por cerca de 45minutos, para pegar gosto.


Depois, aqueça a panela de barro por uns 15 minutos e derrame sobre ela, 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem e frite o peixe, dourando levemente dos dois lados.

Não frite muito, só doure, pois o cozimento de peixe na panela de barro é mais rápido, pois depois de aquecida, ela conserva o calor por mais tempo!

Coloque por cima do peixe, arrumando delicadamente: 01 cebola cortada em rodelas, 2 tomates com pele, cortados em rodelas, algumas rodelas de pimentão amarelo, salsa e cebolinha a gosto. Feito isto, derrame por cima de tudo 01 vidro de leite de coco de 200ml e acerte o sal. Não mexa! Bem no centro, arrume um galhinho de alecrim fresco e tampe a panela. Depois de 10 minutos, desligue o fogo e deixe a panela fechada por mais 5 minutos. Sirva com arroz integral e purê de abóbora.

E bom apetite!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Muito obrigada, Mamãe!


... Eu sempre amarei você, Mamãe, muito obrigada!
Sem você, eu não estaria aqui, muito obrigada!
Sem os seus pais, eu não estaria aqui, muito obrigada!
Sem os seus avós, eu não estaria aqui, muito obrigada!
Perdoe-me pelo que eu não fiz!
Amarei você por toda a eternidade, muito obrigada!
Muito obrigada, mamãe querida, muito obrigada!...