domingo, 10 de janeiro de 2010

Pão Integral


Ainda na onda da alimentação mais caseira possível, continuo fazendo meus pães. Parei definitivamente com esse negócio de comprar produtos com a frase "tipo caseiro", pois descobrí que muitos destes produtos estão cheios de gordura hidrogenada e que por se dizerem "caseiros", ocultam esta verdade de nós, pobres consumidores. E, como gosto mesmo de amassar e sovar pão, até aposentei minha máquina! Para fazer dois pães como este, você vai precisar de: 3 e 1/2 xícaras de trigo integral, 1 e 1/2 xícaras de trigo branco, 01 envelope de fermento para pão, 1/2 xícara de sementes de linhaça,  01 xícara de cenoura crua ralada, 1/2 xícara de óleo de girassol, 01 colher de chá de sal e aprox. 02 xícaras de água morna. Misture os ingredientes secos, acrescente a cenoura e o óleo e 01 xícara de água morna e mexa com colher de pau. Acrescente mais água e comece a sovar até desprender completamente das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Depois, corte a massa em dois pedaços iguais, sove bastante e coloque nas formas para dobrar de volume. Asse em forno quente por aproximadamente 30 minutos. Cuidado para não queimar. Depois, baixe o fogo e deixe dourar. Se não estiver com vontade de fazer o pão, não faça! É necessário que haja um profundo sentimento de gratidão quando estiver sovando a massa, afinal, o pão é o mais sagrado e antigos dos alimentos e merece todo o nosso respeito.

Se desejar, depois de frio, coloque um dos pães em embalagem plástica e congele. Quando for consumir, é só retirar do saco plástico, envolver em um pano de prato e deixar em temperatura ambiente que o pão ficará fresquinho.


E pode reaquecê-lo antes de servir, mas é necessário primeiro descongelar, ok? Bom apetite!

3 comentários:

  1. Hola Luciana: Deliciosa receta de pan integral muy saludable, lo voy a preparar en casa Muy lindo Blog Muchas gracias.Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Olá... vi seu pãozinho de polvilho no Blog da Zilah e vim conferir seu espaço... gostei daqui... volterei mais vezes. Qto ao pão, eu faço um semelhante há tempos... só não coloco a cenoura... vou experimentar. Vou seguir vc... tenha um bom restinho de semana... **£ú®

    ResponderExcluir
  3. To adorando passear no seu blog....ta tudo lindo e o pior gostoso.....gostaria de saber se este pao pode ser feito na maquina de pão
    aguardo
    dulceezarur@gmail.com
    eu voltarei
    bjs
    Du

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Volte sempre!