sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tá servido?

Lá na minha terra natal, hoje é dia de São Pedro!
Neste mês de Junho, tem festa caipira em toda esquina, concursos de quadrilha, fogueiras, bandeirinhas e desfiles de lindos vestidos... Sim, os vestidos das festas juninas estão cada vez mais elaborados!
Acabou a época da simplicidade que representava o povo camponês e as quadrilhas estão investindo em visuais lindos e... Caros!
Mas, como boa pernambucana que sou, sempre faço uma comida típica para relembrar minha infância, adolescência e deixar a cozinha com aquele "cheirinho de mãe" no ar... Canela em pó tem cheiro de mãe, né? E como é tempo de delícias lá no meu Recife, escolhi uma de minhas receitas preferidas e fiz arroz doce!
É algo simples, que qualquer pessoa pode fazer, mas o meu é assim:
Cozinhar uma xícara de arroz branco em duas xícaras de água fervente e 1 pitada de sal. Quando a água começar a secar, acrescente mais água fervente aos poucos, pra que o arroz fique bem mole, tipo "unidos venceremos", sabe?
Então, acrescente de uma vez, 2 xícaras de leite, 1 vidro de 200ml de leite de coco, 5 cravos da índia e açúcar a gosto. E fique do ladinho do fogão, mexendo até ferver, porque na fervura, derrama e seu fogão fica um amor, rsrrsrsrsrsr...
Depois, é só ficar de olho até engrossar e está pronto! Esta minha receita dá 4 porções e fica assim, o´:
E então, tá servido?

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Receita: boina de tricô

Olá, pessoal!
Atendendo a pedidos, aqui está a receita da boina de tricô da postagem anterior:
lã de sua preferência, para agulhas retas de tricô número 4.
Abreviaturas:
1m= 1ponto meia
1l = 1 laçada
1tr= 1 ponto tricô
2jm = 2 pontos juntos em meia
Coloque 8 pontos na agulha;
1ª carreira: *1m, 1l*, 1m
2ª carreira e todas as pares em tricô
3ª carr.: *1m, 1l, 1tr*, 1m
5ª carr.:*2m. 1l. 1tr*, 1m
7ª carr.: *3m, 1l, 1tr*, 1m
Continuar assim aumentando 1 ponto no começo de cada carreira do direito até a
23ª carr.: *11m, 1l, 1tr*, 1m
25ª carr.: *10m, 2jm, 1l, 1tr, 1l*, 1m
27ª carr.: *9m, 2jm,1l, 3tr, 1l*, 1m
29ª carr.: *8m, 2jm, 1l, 5tr, 1l*, 1m
Continue assim, diminuindo 1 ponto no começo de cada carreira do direito até a
43ª carr.: *1m, 2jm, 1l, 19tr, 1l*, 1m
44ª carr.: toda em tricô. Você deve ter aqui 162 pontos!
45ª carr.: Fazer toda em tricô, diminuindo espaçadamente 30 pontos.
A partir daqui, fazer 10 carreiras de barra 1X1, arremate.
Feche na lateral e coloque um lastéx para segurar bem no alto da cabeça.
Se desejar uma boina tipo "rastafari", use agulhas 4,5 para a boina e elimine o lastéx.
Bons tricôs!



quarta-feira, 27 de junho de 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Boina em tricô

Olá, pessoal!
Frio, né não?
Inverno no sul é tudo de bom!
Esta boina é para usar nestes dias de frio, onde até os cabelos ficam gelados! Ela tem "lastéx" na borda, pra que seja usada bem no alto da cabeça e não escorregue!

Não tenho receita nem gráfico: faço através de uns rabiscos que copiei de uma amiga que fez escola feminina aqui em Floripa há mais de 30 anos!
Bjs!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Tricô: Uma dica valiosa!

Rsrsrsrsrsrsrsrsrs... Vocês devem pensar que meu blog agora é de tricô, né?
Mas não é só dele não, tá?
É que com a minha nova mania de aperfeiçoar a técnica, sempre aparece algo que penso que vale a pena compartilhar. A dica de hoje é um desses "algo"!
Como vocês sabem, também faço Tunisiano e um belo dia, quando fui fazer uma amostra de tricô veio-me a ideia de começar a colocar os pontos na agulha do mesmo modo que faço com o tunisiano: fazendo as correntinhas iniciais!
A ideia deu certo, afinal, já funciona com o tunisiano, né?
Então, não fico mais desesperada quando falta fio para os pontos que quero fazer no início do tricô, não sobra aquele fio enorrrrrrrrrrrrrrrme que temos que enrolar ou cortar para não ficar incomodando durante o tricô e nem fico enrolando fio na agulha pra "estimar" o tamanho necessário para colocar os pontos na agulha!
Ilustrei abaixo, pra vocês perceberem a simplicidade de tudo:


Bons tricôs!

sábado, 16 de junho de 2012

É fácil fazer a sua Apostila de Tricô!


Para comemorar a data de hoje, dia Mundial do Tricô, trouxe pro6 uma dica que estou fazendo e gostando muito.
Eu já faço tricô (bem básico!) há um bom tempo, mas este ano resolvi aprimorar-me e comecei fazendo algumas amostras de pontos e guardando numa pasta.
Está ficando parecido com uma apostila, mas estou gostando da experiência, principalmente porque anoto a receita do ponto, coloco minhas observações, fios utilizados, agulhas e depois, colo a amostrinha na folha.
Estou guardando numa destas pastas que tem envelopes plásticos e está ficando bem organizado...
Então, para você que já é fera no tricô, que está começando ou que quer melhorar a sua técnica como eu, fica a dica!
Bons tricôs!


sexta-feira, 15 de junho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012