quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O desafio de tricô!

Zilda é uma amiga bem bacana: mãe e avó dedicada e que não sabia fazer tricô.
Quando ela soube do nosso projeto de fazermos casaquinhos de bebê para doação este ano, logo se apressou e comprou suas primeiras agulhas e fios específicos para os pequeninos.
Participou do nosso primeiro encontro, aprendeu a colocar os pontos na agulha, o ponto meia e o tricô.
Voltou para casa toda sorridente e cheia de pensamentos sobre o que ela poderia fazer com aquelas duas agulhas que tão magicamente transformam fios em sonhos concretos!
Com uma receita na mão, que eu havia entregue a cada uma das participantes naquele dia, iniciantes ou não, Zilda passou horas a fio tentando desvendar os mistérios de uma receita (bem mal feita por sinal!) e só descansou quando colocou os pontos sozinha e fez uma gaita.
No nosso segundo encontro, lá estava ela, com pontos largos e caindo da agulha, por falta de tensão e, como boa professora, desmanchei tudo e ela recomeçou do zero novamente, só que desta vez, determinada a não errar mais!
Houve algumas ligações para tirar dúvidas de símbolos e quantidade de pontos e, no encontro seguinte, lá estava ele, e com seu par, uns sapatinhos fofos, pra combinar, é claro!
Zilda havia se superado!
E eu, muito feliz por ter conseguido fazê-la acreditar que quando nós queremos, nada nos impede de realizar nossos verdadeiros desejos!
Confiram vocês:


O ponto original da receita não é o arroz, que ensinei pra Zilda pela facilidade, principalmente pra quem é iniciante.
Se você for fazer seguindo a receita fielmente, perceberá o erro na hora de fazer as frentes.
A receita está AQUI
Bons tricôs e continuem se superando!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gorrinho BB crochê + tunisiano

Olá, pessoal, tudo bem?
Tempão, né?
São as nossas coisinhas diárias que nos obrigam a ficar longe de nossas agulhas e, com isso, nosso blog queridinho fica assim, meio "esquecidinho"...
Bem, hoje eu trouxe um (dois) gorrinhos de bebê: um em tunisiano e outro em crochê.
Em ambos, utilizei agulha 3mm e fio 100% acrílico (se eu chamar isso de lã, as trameiras me batem, rsrsrsrsrs)!
E, para tecê-los é a coisa mais simples do mundo: no de crochê (o da esquerda), são 70 correntinhas e ponto gaita (relevo) por 5 carreiras. Depois, é só fazer 20 carreiras em ponto alto, franzir no alto da cabeça e colocar um pompom.
Para o de tunisiano, são 8 correntinhas e tecemos 70 carreiras de ponto meia. Ficará uma tira. Depois, levantar os pontos ao longo da tira e tecer por 20 carreiras (eu usei o ponto simples). Na 21ª carreira, começar as diminuições, assim: *1 simples, 2 juntos*, volta normal. Repetir até ficarem só 7 pontos na agulha. Arrematar e fechar a lateral. Se desejar, colocar uma florzinha, já que a cor é bem feminina, né?


Bons crochês!